Todos sabem que em nosso país para ingressar numa faculdade ou até em escolas públicas boas como ETECs, somos todos sujeitos a cotas. Tais cotas envolvem questões como ser negro, índio ou já vir de uma escola pública.
Existem sempre os dois lados da moeda, tem gente que critica, os que normalmente não fazem parte, e os que são a favor. Deixando claro que toda regra tem a sua exceção.
Os que são a favor:
É vero que os negros e índios sofrem um preconceito racial até hoje devido a seus antecedentes históricos onde eram menosprezados, postos a trabalho e não valorizados em nenhum setor social, porém estamos em pleno século XXI, mais de uma década já, e ainda tem pessoas que os vêem como rebaixados e de fato os evitam em diversos lugares ou ambientes. Devido a isso, foi criado a cota em que os ambientes que são públicos, dão o direito e aumentam a chance de entrada de tais indivíduos, pois com certeza teria gente que iria evitar tal ato de aderir a essa cor em certos ambientes.
Escola pública no Brasil, hoje, tem péssima infra-estrutura, material e competência, digo isso por experiência própria pois acabei de me formar em uma, já que estudei todo o colegial em tal. Professores não dão valor a seu trabalho. Talvez pelo salário baixo, pela falta de material, de laboratórios ou o que quer que seja que os fazem perder o tesão que todos os profissionais deveriam ter em sua área. Devido a tais fatos, as pessoas a favor de cotas, utilizam tais argumentos pois um estudante de escola pública, hoje, que não teve nenhuma ou grande participação em escola particular ou a ajuda de um cursinho, não tem chance de competir com um aluno de escola particular com um ensino completamente diferente, onde há toda uma estrutura e professores que lutam pelos seus alunos. Lembrando novamente que toda regra tem a sua exceção e como experiência própria já citada, tive o prazer de conhecer profissionais de verdade em minha escola, que se entregavam de alma e sangue por ensinar as coisas realmente importantes aos alunos, pois os querem ver sempre crescendo, se importando com eles.
Os que são contra:
A todos os fatores que citei acima, sobre os negros e índios merecerem cotas, quem se diz contra tais, atribuem o fator de que ao fazermos isso continuamos a não desenvolver o país e a indiferença de raças que de fato não deveria existir, pois ao dar as cotas, por mais que os ajude, ainda os mostram como uma parte mais necessitada da sociedade, o que tem que começar a mudar o conceito de algum lugar e talvez disso ajudaria, afinal quando você se inscreve hoje em alguma faculdade, você a faz pela internet onde ninguém vê sua cara. Sua cor. Logo, tanto faz isso. O negro tem direito de um ensino igual a todos do mesmo jeito que tem o mesmo direito de chances que os outros. Existem n casos de negros mais inteligentes que brancos, afinal uma cor ou uma raça não mede inteligência, e sim genética. E claro, mede uma sociedade preconceituosa que não aceita logo as diferenças.
Sobre ser de escola pública e receber cotas, há sempre um argumento padrão que se escuta ao citar o assunto com quem é contra. O governo ao impor cota a quem estuda onde eles proporcionam a estrutura, o ambiente, professores e material, eles provam a sua incapacidade de construir um lugar de ensino decente, pois quem cuida de escolas públicas é o governo e se tais alunos dessas escolas são incapacitados de competir com alunos de escolas particulares, a culpa é apenas deles e ao invés de melhorar o ensino, eles aumentam a cota que dá menos trabalho e gasta menos dinheiro, que aumenta a chance desses alunos, que é o que precisam.
E um argumento dos contras que se encaixa tanto para a questão racial quanto para a questão social é que as cotas para tais é para encobrir os defeitos e erros de toda a sociedade, criando as cotas como uma solução rápida e simples que causa discórdia, não agradando a todos de tal sociedade que participa.
Decidi escrever hoje sobre tal assunto, pois hoje, 14/01/2013, sai o resultado da primeira chamada do sisu que é decidido pela nota do ENEM que todos os vestibulandos do Brasil participam e usam tal nota para tentar uma federal, já que ao contrário de escolas públicas, as faculdades públicas no Brasil tem muito melhor estrutura e nome que particulares. E bem, ao se inscrever no sisu, você escolhe teu curso, tua federal e sua 'modalidade' que seria a cota em que você se encaixa, por exemplo: ensino médio em escola pública com renda baixa na família, ensino médio em escola pública sem precisar comprovar renda, negros e índios, vestibulandos no geral.
Conclusão, o Brasil precisa de cotas porque o povo não aceita as diferenças ou porque o governo não estimula a esquecerem tais diferenças e crescerem como uma sociedade onde não importa sua raça, cor e onde você estuda, tendo todos os mesmos direitos como cidadãos? Basta pensar um pouco para lutar por um Brasil melhor!
E você? É a favor das cotas? Reflita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário