quarta-feira, 6 de março de 2013

Em prol das coisas simples

Ontem (05) foi anunciada a morte de um dos caras da história do mundo. Um dos maiores ditadores, mas um ditador que seu povo amava. Virou assunto do mundo inteiro, inclusive em nosso país, mas aqui durou pouco.
Hoje todos acordaram com celulares vibrando, a tv e o rádio anunciando ou amigos comentando a morte de um Cazuza da geração anos 90. Claro que todos sabem quem é, já que foi o assunto do dia e será até comprovarem todas as causas da morte de nosso querido Chorão do Charlie Brown Jr.
Tanto pra mim quanto para todos foi uma notícia chocante porque ninguém esperava. Não interessa se é fã ou apenas curtia as músicas, todos se abalaram. Assim que soube em plena 6:20 da manhã dentro de um ônibus, chorei feito uma criança. E não sou fã. Sempre amei as músicas, já tive o prazer e desprazer de ir no show. Prazer porque é um show animal, uma vibe indescritível, e um desprazer porque eu era uma criança amassada na grade com homens gigantes tentando encostar no ídolo deles e eu morrendo (ao menos o ídolo bateu na minha mão durante o show). Mas, tudo vale a pena. Apesar da raiva momentânea, dor por alguns dias e até um pouco de raiva, sempre soube que valeu a pena e hoje vale ainda mais.
Agora, o que queria comentar, é que li o que o projota falou sobre o ocorrido e define muito bem...
"As vezes vc é TÃO fã que sente como se seu idolo fosse um dos seus melhores amigos. Perdi um dos meus melhores amigos hoje. "
E pensei muito nisso.... Achamos que conhecemos a fundo todos nossos ídolos e apesar de não ter sido fã do Chorão, ele era um ídolo. Uma pessoa admirável que ajudava mais do que todos imaginam com suas letras. Cada letra lembra um momento da vida para muita gente, lembra uma pessoa, um ocorrido, tudo! Tudo fez parte! Achamos que conhecemos tudo do ídolo, e algo assim acontece. A gente perde um ídolo. A gente ganha história.
E ai chegou a noite... Com essa frase de "perdi um dos meus melhores amigos", uma colega de convivência de alguns anos minha se foi também! Não éramos melhores amigas, mas sabe uma pessoa maravilhosa, que não briga com ninguém, está sempre sorrindo e sempre que te vê mal, vai perguntar o que tem? Alguém que realmente não merecia ir embora. Mais uma pessoa que não merecia. Mas foi. Deus tem um plano para cada uma delas. Para cada um de nós. Creio nisso. Nossos planos, nossos destinos.
Moral da história?
Dê valor de verdade a cada sorriso, a cada abraço, sorria mais, chore mais, brinque mais, viva mais! 
Não precisa de drogas ou bebida para ser feliz, para ficar alegre e se divertir, mude seu jeito de um jeito saudável. Aproveite a vida, faça valer cada segundo e que cada segundo dure sempre mais, porque quando seus segundos acabar, não acabam só para você. Para todos que você for importante, a tristeza leva alguns segundos da vida de tal pessoa embora também. É menos tempo feliz, alegre, sorrindo. Menos tempo de vida.
É clichê, mas todo clichê é verdade. Temos que aproveitar mais a vida, dar valor as coisas simples e sempre correr atrás de nossos sonhos, porque o Chorão pode não ter terminado feliz, mas fez muitas pessoas felizes e tenho certeza que realizou muitos sonhos. Hugo Chavez também, mudou a vida de muitos sem dúvida. Mas e uma pessoa jovem? Uma pessoa que mal começou a viver? 
E você? Se você fosse embora para o céu azul agora, você iria feliz? Iria completo? Cumpriu alguma missão? Fez a diferença? Viveu tudo que tinha vontade de viver?
E a conclusão final, é o post anterior, não deixe para amanhã porque pode não ter amanhã.
   
E já dizia Chorão...
"Vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo..."

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Amanhã, amanhã, amanhã...

"Este ano eu vou..." todo ano começa assim. Cheio de promessas, cheio de ideias, cheio de vontade.
Os dias do ano vão passando e a frase se torna "semana que vem eu vou...". 
Eu vou, eu quero, prometo, juro.
Cheio de ideias e vontade de mudar. Fazermos coisas diferentes.
Nos enchemos de tais ideias e promessas.
Vou começar academia, vou arranjar um emprego melhor, vou estudar mais, vou viajar para outro país, vou realizar um sonho.
Falar, falar, falar. Querer, querer, querer.
"Mas fulano vai ver isso pra mim."
"Mas estou esperando fulano para ir comigo."
Não depender dos outros. Correr atrás.
"Mas agora vou ficar deitada vendo tv já que não tenho o que fazer e ainda estamos no começo do ano."
Cada dia que passa, é um dia perdido, uma chance que se foi. De dia em dia, parece que foi ontem o ano novo e já estamos na metade de fevereiro.
Já passou o carnaval e acabaram-se as desculpas. O tempo corre junto com a vida.
Não viva de sonhos, viva o sonho.
Faça agora antes que perca as chances. Antes que se arrependa. Antes que seja tarde demais.
"Ok, então amanhã vou atrás disso porque hoje é domingo né."

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Excelsior !

"Excelsior". O que é "excelsior"?
Bem, se você já teve o prazer de assistir o novo filme do momento "O lado bom da vida"(Silver Linings Playbook), sabe do que se trata. Tenho certeza que já ouviu falar desse filme nos últimos meses ou viu o livro na prateleira de mais vendidos. Sim, é aquele que foi indicado a apenas 8 categorias no oscar. Pouco, não?
Ai você se pergunta 'mas do que será que se trata pra ter tantas indicações?', então... Vamos começar pelo simples fato de um dos atores principais ser o ilustríssimo Robert De Niro, se lembra apenas do nome, é o mesmo ator que fez "O poderoso chefão" ou "Entrando numa fria" ou ainda "Stardust" e muitos outros que com certeza já assistiram.
Se isso não é suficiente para se imaginar o porque o filme estar no Oscar, vamos aos outros dois principais atores. Com certeza já viram um dos melhores filmes de comédia dos últimos tempos "Se beber não case"( The Hangover), então, o filme tem Bradley Cooper que é o mais lindo dos 4 amigos de 'Se beber não case", com certeza vocês sabem de quem me refiro. E para completar, a atriz que está em todas agora e ganhou o globo de ouro de melhor atriz agora em 2012, a estrela de "Jogos Vorazes"(Hunger Games). Sim, nada mais nada menos do que essa mistura de 3 atores maravilhosos preenchem o elenco de "O lado bom da vida" e bem, já é suficiente para sair correndo até o cinema para assistir, principalmente nós brasileiros já que só estreou hoje(01/02) aqui em nosso país.
                             
                                          Jennifer Lawrence e Bradley Cooper.

E do que se trata o filme? 
Pat (Bradley) tem problemas emocionais, em outras palavras ele é bipolar e tem um surto ao ver sua esposa o traindo em sua própria casa e com a música de seu casamento e enche o cara de porrada, não o culpo, afinal, traição merece umas lições mesmo. O fato é que ele acaba indo parar numa rehab e a mãe dele o tira em 8 meses prometendo que ele vai tomar seus remédios em casa e manter a ordem de restrição com a esposa. Acaba conhecer Tiffany (Jennifer) e bem, ela acabou de perder o marido (sim, pasmem Jennifer com apenas 22 aninhos fez papel de viúva) e acabam virando amigos. Um acaba ajudando o outro, deixando bem claro que ambos são pirados, mas não de uma forma ruim, o filme simplesmente deixa claro que nada na vida é fácil, a vida não é fácil e ninguém é perfeito, que independente do que aconteça, temos que seguir em frente e excelsior. Excelsior... é uma palavra muito citada no filme, que no dicionário é explicado como "Algo que está em nível superiror, supremo, 'o melhor'." Já no filme é explicado como positivismo, transformar todas as dores, coisas ruins em positivismo. 
Excelsior people!
Enfim, ambos concordam em se ajudarem como podem, já que ele não consegue esquecer sua esposa, mesmo sem poder vê-la e por ai vão muitos surtos, brigas e dança pela frente. Só vendo para entender, não vou colocar tantos spoilers aqui.

                                      
      Se não lembrava de Robert De Niro, agora lembra!

Agora, se o filme merece suas indicações? Sem dúvida! Suas indicações foram sobre melhor filme, diretor, ator, atriz coadjuvante e bem, se as aparições de Jennifer em Jogos Vorazes, A última casa da rua (que lançou a pouco também) já foram sensacionais, essa então só vendo. Ao contrário de seus outros filmes que ela é forte, astuta, esse mostra um lado emocional e com essa emoções ela conseguiu o Oscar. Tem um cena que ela surta completamente e é ali que você vê tudo que ela merece e como ela é uma atriz genial! E o Bradley então? Que ao invés de comédia que é conhecido ele tem que virar um 'louco'? Ter um surtos e se segurar por brigas e etc? É realmente válida todas suas indicações.
Talvez alguns achem a história toda clichê. Clichê não, 'prevista', mas eu não achei. Rola um suspense até o final e claro que você até supõem o que pode acontecer, mas há sempre uma dúvida, mas o que realmente interessa nesse filme é de fato as atuações, que te seguram e você tenta entender como conseguem ser tão bons!

Enfim, aproveitem esse final de semana chuvoso, pelo menos aqui em São Paulo e vá para o cinema! Chame os amigos, namorado(a), família ou vá até sozinho, mas vá porque vale a pena, e você pode julgar sozinho se é digno ou não desse Oscar e torcer para ganhar, se for o caso.

See ya!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

[RECOMENDO] Séries!

Tentarei fazer com frequência uma sessão de recomendo aqui no blog, e hoje ainda em ritmo de férias que não é só para férias, recomendarei as séries que assisto, pois só essa semana quatro pessoas vieram me pedir dicas, então vou dar minhas dicas particulares. No final do post colocarei dica de sites para download. Os asteriscos após o nome vão de 1 a 5 com a minha avaliação: 
666 park avenue ***
Essa série ainda está na primeira temporada e estreou a pouco tempo, porém já há rumores dela ser cancelada não devido a sua história, mas falta de audiência comparada as outras da mesma emissora. Estou torcendo para ser apenas um rumor. Os atores são ótimo, inclui também o Terry O'Quinn que interpretou o Locke em Lost. Há magia na série e gira em torno de um casal que vai trabalhar em NY e ficam nesse hotel na 666 park avenue, onde começam a acontecer coisas estranhas que ganham explicações no decorrer da série.

90210 **
É uma regravação da antiga série 90210. É aquela série clichê de adolescentes ricos de LA com intrigas adolescentes e por ai vai, porém já está em sua 5ª temporada com alto sucesso não só nos EUA como em outros países. Eu, particularmente, assisto pois comecei e sempre dá a curiosidade de saber como vai terminar, pois todo episódio te deixa com aquele ponto de dúvida e curiosidade. Vale a pena para passar o tempo!


Two and a Half Men *****
Bem, quem não conhece né? A série de comédia que mais deu o que falar no quesito de bagunça. O irmão rico e o pobre, com o filho, onde ambos são mulherengos. Muito mulherengos. Cachorro.
A série começou com o querido e amado Charlie Sheen, no papel de próprio Charlie, que era o irmão rico, porém ficou até a 8ª temporada por ter problema com bebida e drogas, pelo que foi falado, e que ele criticou o diretor da série, isso levou a ser demitido e colocaram o galã das telonas Ashton Kutcher para ser o rico da casa. Muitas pessoas criticam sua atuação, pois o Charlie era um, no português claro, porra louca e o personagem de Ashton, não. Eu, pessoalmente, acho que ele está fazendo um ótimo trabalho pelo que teve de substituir e acho que tinham que entender que ele não entrou como Charlie Sheen e sim, é outro personagem, então recomendo assistir as temporadas com ele também, principalmente se for mulher, mas se for homem, também aparecem várias.

A gifted man ****
Para quem gosta de séries médicas. O personagem principal é o melhor médico cirurgião que já foi casado com uma médica também, o que ele não sabe é que eles se encontram e morreu. Ela pede pra ele encontrar ela num hospital e descobre que ela está morta. Ele acaba tendo que lidar com muitos problemas no hospital e ela continua aparecendo pra ele. Ela foi cancelada, mas teve um final para a primeira temporada, então vale a pena, principalmente se gosta de coisas médicas.

Anger Management ***
Olha ai o Charlie Sheen que saiu de Two and a Half men! Ele não parou não! Continuou atuando e em comédia. Claro, que nada igual ou tão engraçado, na minha opinião, porém válido! Ele é um ex-jogador de beisebol que virou terapeuta de pessoas com problema de raiva sem limites, igual ele era/é. Ele tem um romance com a sua ex terapeuta e tem uma filha que mora com ele.
Está em sua segunda temporada, sendo que a primeira teve apenas 10 episódios.


Dexter *****
Esta é uma série que se eu pudesse, daria mil estrelas! Sem dúvida a minha série favorita. Para quem nunca ouviu falar, Dexter Morgan (foto) trabalha na polícia de homicídios de Miami e é analista de sangue. É o cara quieto que trás donuts todos os dias para seus companheiros. Porém, é um serial killer. Não um normal, ele segue um código pelo seu pai que morreu há um tempo, que só mata quem é assassino também ou apenas 'mal'. Sua irmã Debra, não é de sangue, também trabalha na polícia. A cada temporada gira em torno de uma história, um assassino especial. Já está na 7ª temporada e pelas últimas notícias, a 8ª será a última, porém com o sobro de episódios. Aguardando!

Game of thrones ****
Uma das séries mais aclamadas da HBO. Baseada numa série de livros que com certeza você que já entrou em qualquer livraria pelo último ano, viu uma série de livros enormes. É uma enorme luta entre reinos pelo trono de ferro que é o maior e mais importante, onde quem ganhar poderá realmente sobreviver ao inverno de 40 anos que está por vir.
Muito bem pensada e muito bem feita. Não li os livros, mas minha mãe é extremamente viciada e confio nela, então recomendo também!

Glee *****
Glee faz sucesso entre os adolescentes desde sua primeira temporada. Não há como negar o fato de que todos que participam tem talento, pelo menos no quesito dança e canto. A história é básica, simples e as vezes até boba, porém sempre tem uma mensagem importante por trás contra preconceitos, bullying e correr atrás dos sonhos, então eu recomendo para adultos pela música, adolescentes por tudo. Já estão em sua 4ª temporada onde até realizaram um reality show para achar mais cantores para o elenco.

Hart of Dixie *****
Comédia válida! A patricinha médica de NY que tem que ir pra cidade de interior trabalhar e além da dificuldade da troca de ambiente e pessoas, tem que conquistar um certo número de clientes para se manter na clínica da cidade.
Boas risadas com romance de fundo, para quem curte. Foi uma série que me surpreendeu e está na segunda temporada!

Lost ****
Quem nunca ouviu falar de Lost? A série do avião que caiu, a ilha, a fumaça preta, escotilha, números... De fato, foi uma das melhores séries já criadas e feitas. Participação de ótimos atores e ainda com a participação rápida, mas que teve foco em pelo menos um episódio, do brasileiro Rodrigo Santoro. Fui extremamente viciada desde quando a descobri quando saiu a segunda temporada. Só acho que a série decaiu inventando e enrolando muito, mas ainda sim foi uma ótima série e incrível onde cada um no final da sua sexta temporada, teve a sua interpretação.

Once Upon a Time *****
Essa sim foi a série mais surpreendente que já assisti. Comecei a ver pensando que iria ser apenas a história da branca de neve, mas eles fizeram uma reviravolta completa! Tem todos os personagens que acompanhamos em nosso crescimento. Gira em torno de uma maldição da bruxa da branca de neve e a filha de Branca tem que voltar, acreditar nos contos de fadas e quebrar a maldição. A série se tornou um fenômeno rápido e já está em sua segunda temporada.

Pretty Little Liars ****
A aclamada série de adolescentes onde eram 5 amigas e uma morreu. Quando as outras 4 se reencontram começam a receber mensagens anonimas comentando suas histórias e começam a acontecer coisas estranhas não apenas com elas e tentam fazer de tudo para descobrir quem matou Alison. Histórias se cruzam e muitas, muitas coisas acontecem que te prendem para querer saber no que vai dar.

Revenge *****
Revenge é uma série mais adulta onde gira em torno de uma vingança de  Amanda Clarke, que teve seu pai preso e morto quando criança acusado de terrorista, porém ela sabe a verdade e quem está por trás de tudo. Troca de nome e volta a cidade procurando por vingança sem dó com todos os envolvidos. Está na segunda temporada e até hoje acho que nenhum episódio deixou de valer apena. 

Revolution ***
Revolution ainda está no começo, porém já conquistou muitas pessoas. Eu comecei a ver, pois a história sobre a energia do mundo ter acabado de repente, supostamente por muito uso, me chamou atenção. O abuso dos usos de natureza e testes de ciência levaram a isso e não podemos negar que é intrigante, afinal, tem chance de acontecer de verdade? Como seria viver de repente sem energia? Nós que somos todos acostumados! E de repente viver sob o poder de uma milícia! Ainda está em sua primeira temporada, mas recomendo com prazer!

Supernatural *****
A série que muitos desejam que nunca acabe. Já está em sua oitava temporada e já ganhou inúmeros prêmios durantes seus anos de exibição. A história dos dois irmãos que seguiram os passos do pai sendo caçadores de coisas sobrenaturais, obviamente estando sempre em perigo e fazendo de tudo para salvar os humanos. Mexem com fantasmas, vampiros, anjos e ja foram parar até em inferno e purgatório. Vale a pena e não são todas as temporadas que tem que seguir a risca, se perder alguns episódios, ainda não se perde na história, porém não faz bem perder pois sempre tem uma história principal e pequenos casos nos episódios.

Teen Wolf *****
É uma série da MTV que está a caminho da terceira temporada e fala sobre lobisomens. Um garoto é mordido e quer saber o porque isso aconteceu, se teve mesmo um propósito e claro que se apaixona pela filha de caçador. É uma história clichê que eu ainda não achei o motivo por ter realmente me apaixonado, talvez pelos atores que são ótimos e todos lindos, tanto homens quanto mulheres, e apesar de saber o que vai acontecer, quer ter certeza. Gosto tanto que é uma das que tenho até em dvd, então vale a pena ver se curte!

The Borgias *****
Sou suspeita para falar de séries históricas porque amo história, mas essa é realmente intrigante! É a história da família italiana que fez de tudo para conquistar o trono papal. Tem duas temporadas, só vi a primeira até agora, porém não vejo a hora de conseguir ver a segunda, mas é realmente pra quem gosta de história. Se eu não me engano é uma série também da HBO então como todas as séries de lá, são curtas, com cerca de 12 episódios e mostram tudo o que tem que mostrar desde as mortes até o sexo.



The River ***
The river se passa na Amazônia aqui no Brasil. É referente é um explorador ambiental que tem um programa de tv e faz todo tipo de maluquice com os animais e desaparece. Depois de um tempo não o acharam e é dado como morto, porém sua família não desiste e decidem vir até a Amazônia procurar, virando outro reality show. E na amazônia tudo acontece, com diversas lendas e coisas estranhas. Porém, só teve uma temporada, ela foi cancelada acredito que por falta de audiência, mas eu tinha esperança de ter um final legal, ainda sim, vi tudo e foi interessante, só não teve um 'final'.

The Secret Circle ****
Ao contrário de The Vampire Diaries que é o mesmo criador, The Secret Circle foi cancelada ao fim da primeira temporada por falta de audiência. É um grupo de adolescentes que descobrem que são bruxos e suas famílias interligadas desde sempre. Várias coisas acontecem, resolvem muitas durante a temporada, mas infelizmente acabou com buracos não respondidos, ainda sim, quem ficar curioso...

The Tudors *****
Mais uma série da HBO e baseada em história real. É a história de Henrique VIII rei da inglaterra que se rebelou contra a igreja católica porque queria seu divórcio. Fez a reforma protestante e no final de sua vida teve 6 esposas. São 4 temporadas, cada uma com 12 episódios se não me engano e também sou apaixonada! Se não pela história que é genial, vejam pelos atores que são ótimos!

The Vampire Diaries *****
Uma das séries de maior sucesso hoje sem dúvida. Dois irmãos vampiros que sempre se apaixonam pela mesmo mulher que vem por ser uma 'cópia' uma da outra em gerações diferentes. Lidam com muitos vampiros, lobisomens, híbridos e por ai vai. Não tem uma história base tirando o romance entre os três, pois o resto vai sempre mudando de episódio para episódio e temporada para temporada. Está na quarta temporada e só aumenta sua audiência e ganham inúmeros prêmios.

True Blood ****
Continuando a sessão vampiros, lobisomens, metamorfos e etc, true blood entra na lista em mais uma série do tipo e da HBO. Com muito sexo, briga e morte. Ao mesmo tempo que parece meio clichê é uma das séries mais emocionantes que já vi. Abrange de tudo e também te intriga, apesar de já terem inventado muito durante as temporadas. Acabou a 5ª temporada em 2012, esse ano vai para a 6ª e muita coisa já mudou. Vale a pena se gosta de sexo e coisas sobrenaturais.


Bem, acho que das séries que eu acompanho de verdade são essas, mas tem aquelas que assisto na tv quando passa como os CSIs da vida, NCIS que é meu favorito, friends genial, house e por ai vai.
Estou para começar a ver Chuck, The Walking Dead, Breaking Bad e American Horror Story que já fui bem recomendada, se quiserem se aventurar comigo, a vontade!
Fringe, Skins, Gossip Girl, Heroes, One Three Hill acabei desistindo cada uma por um motivo, mas se ficarem curiosos ao saber do que se trata, só conferir nesse site www.serieslider.com que é inclusive onde eu baixo minhas séries. Ele é de confiança e tem uma pequena sinopse sobre cada. Ou usem também o www.baixartv.com . Espero que o post dê boas dicas e quem puder ajudar a divulgar o trabalho, agradeço! Depois quero saber as que gostaram e se interessaram!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Vestibular: Cotas?

Todos sabem que em nosso país para ingressar numa faculdade ou até em escolas públicas boas como ETECs, somos todos sujeitos a cotas. Tais cotas envolvem questões como ser negro, índio ou já vir de uma escola pública.
Existem sempre os dois lados da moeda, tem gente que critica, os que normalmente não fazem parte, e os que são a favor. Deixando claro que toda regra tem a sua exceção.

Os que são a favor:
É vero que os negros e índios sofrem um preconceito racial até hoje devido a seus antecedentes históricos onde eram menosprezados, postos a trabalho e não valorizados em nenhum setor social, porém estamos em pleno século XXI, mais de uma década já, e ainda tem pessoas que os vêem como rebaixados e de fato os evitam em diversos lugares ou ambientes. Devido a isso, foi criado a cota em que os ambientes que são públicos, dão o direito e aumentam a chance de entrada de tais indivíduos, pois com certeza teria gente que iria evitar tal ato de aderir a essa cor em certos ambientes.
Escola pública no Brasil, hoje, tem péssima infra-estrutura, material e competência, digo isso por experiência própria pois acabei de me formar em uma, já que estudei todo o colegial em tal. Professores não dão valor a seu trabalho. Talvez pelo salário baixo, pela falta de material, de laboratórios ou o que quer que seja que os fazem perder o tesão que todos os profissionais deveriam ter em sua área. Devido a tais fatos, as pessoas a favor de cotas, utilizam tais argumentos pois um estudante de escola pública, hoje, que não teve nenhuma ou grande participação em escola particular ou a ajuda de um cursinho, não tem chance de competir com um aluno de escola particular com um ensino completamente diferente, onde há toda uma estrutura e professores que lutam pelos seus alunos. Lembrando novamente que toda regra tem a sua exceção e como experiência própria já citada, tive o prazer de conhecer profissionais de verdade em minha escola, que se entregavam de alma e sangue por ensinar as coisas realmente importantes aos alunos, pois os querem ver sempre crescendo, se importando com eles.
Os que são contra:
A todos os fatores que citei acima, sobre os negros e índios merecerem cotas, quem se diz contra tais, atribuem o fator de que ao fazermos isso continuamos a não desenvolver o país e a indiferença de raças que de fato não deveria existir, pois ao dar as cotas, por mais que os ajude, ainda os mostram como uma parte mais necessitada da sociedade, o que tem que começar a mudar o conceito de algum lugar e talvez disso ajudaria, afinal quando você se inscreve hoje em alguma faculdade, você a faz pela internet onde ninguém vê sua cara. Sua cor. Logo, tanto faz isso. O negro tem direito de um ensino igual a todos do mesmo jeito que tem o mesmo direito de chances que os outros. Existem n casos de negros mais inteligentes que brancos, afinal uma cor ou uma raça não mede inteligência, e sim genética. E claro, mede uma sociedade preconceituosa que não aceita logo as diferenças.
Sobre ser de escola pública e receber cotas, há sempre um argumento padrão que se escuta ao citar o assunto com quem é contra. O governo ao impor cota a quem estuda onde eles proporcionam a estrutura, o ambiente, professores e material, eles provam a sua incapacidade de construir um lugar de ensino decente, pois quem cuida de escolas públicas é o governo e se tais alunos dessas escolas são incapacitados de competir com alunos de escolas particulares, a culpa é apenas deles e ao invés de melhorar o ensino, eles aumentam a cota que dá menos trabalho e gasta menos dinheiro, que aumenta a chance desses alunos, que é o que precisam. 
E um argumento dos contras que se encaixa tanto para a questão racial quanto para a questão social é que as cotas para tais é para encobrir os defeitos e erros de toda a sociedade, criando as cotas como uma solução rápida e simples que causa discórdia, não agradando a todos de tal sociedade que participa.

Decidi escrever hoje sobre tal assunto, pois hoje, 14/01/2013, sai o resultado da primeira chamada do sisu que é decidido pela nota do ENEM que todos os vestibulandos do Brasil participam e usam tal nota para tentar uma federal, já que ao contrário de escolas públicas, as faculdades públicas no Brasil tem muito melhor estrutura e nome que particulares. E bem, ao se inscrever no sisu, você escolhe teu curso, tua federal e sua 'modalidade' que seria a cota em que você se encaixa, por exemplo: ensino médio em escola pública com renda baixa na família, ensino médio em escola pública sem precisar comprovar renda, negros e índios, vestibulandos no geral.

Conclusão, o Brasil precisa de cotas porque o povo não aceita as diferenças ou porque o governo não estimula a esquecerem tais diferenças e crescerem como uma sociedade onde não importa sua raça, cor e onde você estuda, tendo todos os mesmos direitos como cidadãos? Basta pensar um pouco para lutar por um Brasil melhor!

E você? É a favor das cotas? Reflita!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O começo...

Ninguém pode negar que qualquer começo é difícil. Até porque, se for fácil ou fácil demais, acaba rápido.
O que vem com emoção, desafios e tensão, sempre cria maior entusiasmo. 
Como num livro.
Um livro, normalmente, começa com as dificuldades, com mudanças. Persistindo até o fim. Até quando tudo decide melhorar. Ou piora de vez. Mas um escritor nunca desistiu de seu livro. Se desistirmos de nossas histórias, nada será bom. Nada terá graça. Nada valerá apena.
Lutamos por mudanças. Sempre pra melhores. Por grandes sonhos e futuras realizações.
- E por que não um livro? 
- Um livro?
- Sim, um livro. Um livro sempre ajuda a sonhar, ou nunca desistir, ou agradecer por tudo que você tem, ou pode apenas te dar o conhecimento qualquer que esteja atrás, mas um livro é o que nunca irá de abandonar. E tem lugar melhor para sonhar e ler um livro em paz do que na praia? Um lugar gostoso. Todos a vontade ao seu redor. O barulho do mar. O barulho das ondas. E ele alimenta suas histórias. Você olha pra frente e só enxerga o infinito. Acha que enxerga tudo, e não é metade. Não sabemos o que exatamente está do outro lado, igual não sabemos o que será do amanhã; o que, de fato, nos causa uma curiosidade, se pararmos para refletir. Uma vontade. Um desejo de continuar sempre. Seguir em frente.
Logo, livro e praia combinam igual café e conversa. Chá com biscoito.
E coca-cola com doritos, segundo o que dizem.

E bem, é daí que vem o nome do blog. Uma mistura perfeita. Reflexões. Sonhos que nunca morrem. Turbulações da vida. Para pensarmos juntos e vermos que, realmente, se tudo fosse fácil e simples, nada teria tanta graça. 

E é aqui que deixo uma frase de reflexão "Life is a climb, but the view is great" (A vida é uma escalada, mas a vista é ótima).

Seja bem-vindo ao blog de uma futura jornalista!